domingo, 29 de maio de 2011

SETOR UNIVERSIDADES



Enquanto Setor Universidades éramos conhecidos como Pastoral Universitária. No ano de 2001, a CNBB lançou um documento chamado Ação evangelizadora no meio universitário, falando da importância deste setor para a Igreja e a evangelização.

Em Fortaleza, este setor nasceu em agosto de 2010, com uma carta convite de D. José Luis Ferreira Sales, bispo auxiliar de Fortaleza. A nossa primeira reunião ocorreu em setembro do mesmo ano.

Desafios:
A sociedade atual é totalmente laicizante e cheia de tensões causadas por suas próprias ideologias. A sociedade vive uma crise de identidade em todos os sentidos. Vivemos um caminho de neo-paganismo, pois a religiosidade é vivida à medida da vontade própria, tomam-se elementos das diversas religiões, adequando-os a nós mesmos.
A Universidade não está fora disso. Por muitos a universidade é vista como ponto de partida ou de chegada, oportunidade de se tornar alguém.
Nosso primeiro desafio é um equilíbrio entre fé e razão. O jovem precisa rever seu modo de crer, é necessário amadurecer a sua experiência de Deus e fé. Para isso, convém construir uma identidade cristã dentro da universidade. É preciso conhecer o Evangelho, a Igreja e elaborar uma identidade cristã firme.
Segundo, é fazer a ciência adquirir um sentido de serviço. Precisamos mostrar que a ciência nos dá a base material, mas a fé, o fim último das coisas.
Finalmente, é não se fascinar com a tecnologia. É preciso criar relações consistentes no meio acadêmico. Gestar atitudes que fortaleçam nossa identidade de cristão.

Fazer com que se realize uma presença, por assim dizer, pública, constante e universal do pensamento cristão em todo o esforço dedicado a promover a cultura superior, e a formar todos os estudantes, para que se tornem homens e mulheres verdadeiramente insignes pelo saber, prontos a realizar tarefas responsáveis na sociedade e a testemunhar a própria fé perante o mundo. João Paulo II, Constituição Universidades Católicas, 1990, n. 9, p. 10

Contatos: